Como avaliar imóvel rural

Corretor faça uma análise global e conheça o que valoriza esse tipo de imóvel

A avaliação de um imóvel rural possui peculiaridades em relação aos outros tipos de avaliação. O ideal é que ela seja realizada por um engenheiro agrônomo que tem todo o conhecimento necessário para avaliar os diferentes itens que compõe seu valor. A identificação do valor de mercado de um imóvel rural deve ser feita com base na Norma Técnica Brasileira NBR 14.653-3.

O valor de um imóvel rural está relacionado à sua capacidade de produção, seja a criação de rebanhos, produção de diferentes culturas ou reflorestamento. Portanto, é necessário avaliar as características físico-químicas deste local e estimar qual será o retorno que o proprietário terá. Ao analisar, por exemplo, do cultivo de determinada cultura temos que avaliar qual o custo para a sua formação e qual o lucro esperado.

Também é necessário considerar qual é o “aproveitamento eficiente” desta terra. Por exemplo, o produtor pode estar criando rebanhos, quando na realidade teria mais benefícios se cultivasse determinada cultura. Dentro da análise da produtividade da terra também devem ser observados a posição (aclive, declive) do terreno, áreas de pastagem, a erosão devido ao uso indevido da terra também são itens que devem ser analisados. A hidrografia do local também é essencial para composição de seu valor.

Verifique se o imóvel possui condições mínimas de saneamento básico, bem como se há energia elétrica.

Outro item importante é a localização do imóvel rural e suas condições de via de acesso. Nem sempre um imóvel próximo a rodovia possui um valor maior. Por exemplo, para produtores de ovelhas, o ideal é um imóvel situado longe da rodovia.

Assim como os outros casos, ao mesmo tempo é importante avaliar a construção do imóvel e se há outras instalações que agreguem valor, por exemplo: curral, barracões para guardar máquinas agrícolas, terreiros, estábulos, entre outros.

Com a ajuda de um engenheiro agrônomo somada ao seu conhecimento do mercado, sem sombras de dúvidas você fará uma boa avaliação e irá garantir bons negócios!

Mariana Sobreiro


Compartilhe este Artigo:

Últimos Detalhes

ver todos